Zuza Homem de Mello , crítico, jornalista, entusiasta do
Jazz como eu mesmo pude aquilatar, quando trabalhava na recepção e
acompanhamento dos artistas que participavam do 2° São Paulo- Montreaux Jazz
Festival, assinou uma interessante crítica sobre a Banda Metalurgia, que foi
publicada na contra capa do primeiro disco lançado em 1982. Em 1979 quando
cursava o 1° ano de Composição e Regência de Artes do Planalto(UNESP) em São Bernardo do Campo ,
tive a oportunidade de aquele que seria o líder e undador da Banda: Itacyr
Boccato Jr ou simplesmente Boccato.
Extravangante, irreverente mas com muito talento, bastavam poucas palavras para
identificar a personalidade criativa e o espírito empreendedor do músico.
Lembro que muitas vezes matávamos aula para tocar composições improvisadas e
aleatórias. Era divertido e ao mesmo tempo construtivo...
Todos Rapazinhos da Banda Metalurgia que transformou o jeito de fazer musica
BANDA METALURGIA(por Zuza Homem de Mello)
Se não estou enganado, a primeira vez que fui ao Lira
Paulistana, foi exatamente para ver a Banda Metalurgia. Alguns dos músicos eu lá
conhecia de um churrasco que a Elis Regina tinha dado uma noite lá na
Cantareira. O César tinha me falado deles nos ensaios do Show Saudade do
Brasil, por isso conclui que ia ser um bom show, esse do Lira, com a Banda
toda. Mas vou contar: me caiu a cara. Quando eles atacaram o Multinacional,
naquele mastigado, passado de funky para baião com uns andamentos quebrados 3/8
e 5/4, bom, daí para frente todo o mundo
no teatro ficou empolgado. Quando acabou foi uma ovação, eles tiveram que bisar
e estavam numa felicidade total, Não é pra menos. Muitos deles já se conheciam e
tocavam juntos desde os 10 anos, nas Bandas de São Bernardo do Campo que pelo
visto pode ser um celeiro de músicos (como eu já mencionei das chamadas “Bandinhas”).
Os que levavam jeito, procuravam se aperfeiçoar na Fundação das Artes de São
Caetano do Sul, foram tocando em bailes, festas e ai nasceu um quinteto com
dois sopros(Lino e Boccato) Eduzinho no baixo, o Mané no piano e Duda na
bateria. Aí esse quinteto se desfez, eles resolveram morar uns tempos numa
fazenda em Atibaia, ensaiando para bailes; formaram a Banda Nossa, o grupo foi refeito, e assim ,
em outubro de 1981 quando surgiu em cena Mauricio Birigui que se entusiasmou
loucamente pelo som da rapaziada e organizou
tudo, acabou formando a Banda
Metalurgia. Bom, não foi bem assim que a banda se formou. Cada um teve que
tocar em tudo o que é bocas da que
apareceu, show de cantor, bailes, festas de aniversários , conjuntos, show erótico
enfim todas as bocas de sabedoria musical. Nesta fase de trabalhos paralelos
aconteceram algumas viagens como a de
Guayaquil com Roberto Carlos, onde Boccato compôs “Lá em Guayaquil” os inevitáveis
conflitos domésticos, daí nasceu o tema “Barra
Pesada” que o Mané Leão enfrentou quando decidiu transar música. Shows com
Arrigo Barnabé, Rita Lee e Elis Regina(no Canecão) quando 4 deles e mais 15
agregados moravam na rua Raimundo Correia em Copacabana, além de canjas como as
do bar Pinicilina.
Como laboratório, a rapaziada ensaiou muito no Bairro Baeta
Neves, em São Bernardo do Campo, muitas vezes, de manhã cedo, quando é melhor para se trabalhar, os arranjos
foram sendo lapidados com palpites de todos e com base de tudo que foi
aprendido e ouvido. A Musica de Moacir
Santos, Hermeto Pascoal , tiveram muita influência nas transas de Arrigo Barnabé,
também as bandas de Tito Puente e Peres Prado, a Orquestra Tabajara de Severino
Araújo, Glenn Miller, Tom, João Gilberto, Bill Evans, Herbie Hancock , Waine
Shortez, todo esse povo foi ouvido e curtido sem o menor preconceito para que
se saísse um som cheio de quebrados e de vitalidade da Banda. Por incrível que
pareça até Discotheque teve influência na formação destes músicos. De fato,
esse sotaque de metaleira com saxofones tocando em notas curtas em stacatto ,
vem daí. Com todos esses antecedentes a Banda Metalurgia se tornou um grupo fiel,
onde todo mundo quebra tudo junto, a tempo, com o som deles mesmos e não
montados em cima da idéia de um arranjador ou um solista. Essa de time de 10
cartas que atacam e defendem juntos é fundamental no trabalho da Metalurgia. A
sede de música que eles tem é compreensível depois do que chamam de “DITADURA
DA CANÇÃO” que é um excesso de produção na musica brasileira dos últimos anos,
tendo tudo a mesma cara, a mesma roupa. Eles tem razão. Ultimamente os caras da
música brasileira dão a impressão de terem ficado xaropes. Em Compensação, essa
moçadinha da Banda Metalurgia está saindo com força braba mesmo – Zuza Homem de
Mello agosto de 1982
Discografia- Banda Metalurgia- Gravado no Estúdio Som da
Gente, entre março e Junho de 1982
Componentes da Banda:
Boccato -Trombone
Lino Simão- Sax Tenor/Sax Barítono/flauta e picolo
Nonô Camargo- Trumpete/Flughehorn
Cláudio Faria- Trumpete/Flughehorn
Jacaré - sax alto/flauta
Julio Pelochi - Sax Tenor
Marcelo Munari – guitarra
Edu Fiore – Baixo
Mané Leão – piano acústico e piano elétrico.
Claudinho Batera- Bateria
Participantes especiais Rogério Benati(percussão) e Ubaldo
Versolato(flauta)
Ubaldo Versolato com seu sax Barítono |
Este blogee: Aqui foi colocado o que a anos não vemos mais,
Bandinhas, entusiasmo, loucura por música e Zuza Homem de Mello em 1982
descreveu a Banda Metalurgia como ela foi, um som que atravessou décadas e você
meu caro leitor ouve sem saber que a Banda Metalurgia compôs a musica...
O Tema inicial do
programa que era exibido na TV Cultura , a “Fabrica do Som” , era uma das
musicas. Mas não foi só exibida na Fabrica do Som, foi e é exibida em programas
de televisão, rádio.
O Tema do programa “Mais Você “ também é da Banda Metalurgia e vc ouve a mais
de uma década e nem sabia!
Essas quebradeiras que fazem da Banda Metalurgia inconfundível
Onde está aquele incentivo para a rapaziada? Cadê nosso
exercito de músicos? Agora em 2013 ser músico é penoso. Mas há um lamento, as bandinhas
em dias de solenidade eram alegria nas ruas, hoje bandinhas que estão com instrumentos
de patrimônio municipal, tocam somente para igrejas. Oras Boccato também é
evangélico e nem por isso deixou de tocar seu suingue com uma pitada de
Pixinguinha, e até visualizando estar de chapéu e sapatos de couro branco.
Essa rapaziada tem que ouvir de tudo, aprender e faça
como a Banda Metalurgia, faça músicas, ouça nos sons dos pássaros, pingos das
chuvas, de manhã eu posso afirmar que é o horário melhor para se compor, mas
porque? Ouvimos ventos, sinos, pássaros, águias, Será que iremos ouvir no palco a Banda Metalurgia? Pergunto ao Claudio Baeta |
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