quinta-feira, 23 de junho de 2011

Para quem Gosta da Arte Milenar... O Bonsai

Apostando que o Marcos Lula já deve ter queimado o seu Bonsai, vou dar umas dicas para este inicio de inverno através de Eduardo Mizuno, (filho de Jiro Mizuno- uns do que troxe a arte ao Brasil)

Siga algumas dicas de Inverno...
Na estação mais fria do ano acontece o repouso vegetativo das plantas, ou seja, o crescimento é muito lento, o desenvolvimento imperceptível e elas se tornam menos vistosas. Assim é possível observar a perda de folhas, no caso de espécies caducas e a redução de brotação, além da menor circulação de seiva e absorção de nutrientes. Neste período, a adubação pode ser mantida, porém, moderadamente. A suspensão de adubo durante o inverno é eficaz em países da Europa ou regiões de frio rigoroso e não no Brasil, pois aqui o bonsai apresenta desenvovimento, mesmo mínimo. Neste período as plantas ficam vulneráveis devido ao descanço ou "dormência", de tal forma a rega também  deve ser moderada, tanto pelo menor consumo exigido pelas plantas e para evitar a proliferação de pragas e doenças. A aramação também pode ser feita, devido ao baixo crescimento das plantas, suportam ficar mais tempo com arame, corr endo menos risco de marcar ou machucar.

Arames de alumínio,
Ótimo para modelar os mínimos detalhes de sua planta, contribuindo para a estilização e boa formação de seu exemplar, tornando-os no futuro belíssimas obras de arte. Este arame possibilita fazer o trabalho sem quaisquer esforços com uma ampla flexibilidade; excelente qualidade... Vale apena conferir!
                                       (Em Acessórios... www.niponbonsai.com.br)

Não deixe suas plantas desprevenidas, Forth Defende é um inseticida natural que combate e controla as pragas como pulgão, cochonilha, tripes, mosca branca, ácaros, entre outros. Confira em nosso site, mais informações de como utilizar este produto. Na página de Insumos/Inseticidas. www.niponbonsai.com.br


ESTAMOS A DISPOSIÇÃO. A NIPON BONSAI AGRADECE A SUA PREFERÊNCIA.
WWW.NIPONBONSAI.COM.BR

comentários:O BONSAI requer uma atenção maior e toma parte do seu tempo. Eu, no entanto, nesta época gosto de proteger o BONSAI com pimenta malagueta... Não queima as folhas, e afugenta quaisquer tipos de insetos. Se observar caracóis, lesmas aparecendo, coloque em volta do vaso uma trilha com sal, mas nesta época não é provável o aparecimento destas pragas, os caracóis, que são lerdas ao andar, mas sugam a seiva que seria o sangue da árvore. 
Todos os dias dou uma olhada, nas folhas, no andar e o crescimento, que embora lento observa-se que a terra seca rapidamente, da noite para o dia, pinço as pontas, corto os galhos... estamos na época de dar forma ao BONSAI.
Ao borrifar com pimenta, estará tirando também os animais que as protege, tipo a joaninha que se alimenta das cochonilhas, mas é o que devemos pagar... porém não matamos os insetos, apenas afugentamos, e as Joaninhas existem espécies em extinção e são benéficas para nós...Então, sem matar, apenas não deixamos os insetos que fazem mal a planta dar uma passeadinha ... e este processo pode ser feito o ano todo, de 15 em 15 dias. Os insetos terão que procurar outro lugar para satisfazer seu almoço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia de São João

Falta pouco para os que estão bem de saúde e não tem idade superior a 50 se colocando entre as pessoas que estão na faixa de risco de morte ...